Unesc participa de ação internacional de limpeza de praias com mobilização no Balneário Rincão

Unesc participa de ação internacional de limpeza de praias com mobilização no Balneário Rincão

O compromisso com o meio ambiente e com a internacionalização do conhecimento levou a Unesc, na manhã de sábado (10/5), a participar de uma mobilização global voltada à preservação do litoral. Em parceria com o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (Iscal), acadêmicos e professores da Universidade realizaram uma ação de limpeza na orla do Balneário Rincão. Ao mesmo tempo, estudantes e docentes portugueses se dedicaram à limpeza da Praia de Algés, próximo a Lisboa, reforçando o espírito de colaboração internacional.

 

A iniciativa faz parte de um movimento organizado pelo Politécnico de Lisboa com o objetivo de sensibilizar para a importância da conservação ambiental e estimular a participação ativa da comunidade acadêmica na proteção das zonas costeiras. A mobilização também ocorreu em outros pontos de Portugal, como a Baía do Refugo, na Ilha Terceira (Açores), e envolveu instituições de ensino superior, associações ambientais e entidades governamentais.

 

Na região, a ação foi conduzida com o envolvimento de professores e acadêmicos do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Socioeconômico (PPGDS) da Unesc, que recolheram diversos resíduos ao longo da faixa de areia do Balneário Rincão. Entre os principais materiais encontrados estavam bitucas de cigarro, sacolas plásticas e canudos.

 

Segundo o professor Dimas de Oliveira Estevam, integrante do PPGDS e participante da ação, a iniciativa reflete o fortalecimento das parcerias internacionais da Universidade e seu compromisso com o desenvolvimento sustentável. “Essa atividade é um dos frutos do processo de internacionalização da Unesc e do nosso relacionamento próximo com as instituições de Portugal”, destacou. “Todos os resíduos recolhidos serão devidamente registrados para compor um documento detalhado sobre os principais tipos de lixo descartado na orla”, comentou.

Entre os itens recolhidos estiveram bituca de cigarro; itens de plástico; isopor; papel; garrafa; intens de alumínio; madeira; fragmentos de tecido; e itens de pesca, totalizando 390 itens.

 

A mobilização contou com o apoio da Junta de Freguesia da Vila do Porto Judeu (Angra do Heroísmo), da Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), da ABAE – Associação Bandeira Azul da Europa, da Zero Waste Youth, dos Serviços de Ação Social do IPL e do projeto Eco-Politécnico de Lisboa.

 

 

Texto e foto: Dani Savi