Câmara de Criciúma articula apoio regional por alternativa no Morro dos Cavalos

Câmara de Criciúma articula apoio regional por alternativa no Morro dos Cavalos

Em uma nova etapa de articulação regional, a Comissão Especial Temporária da Câmara Municipal de Criciúma, criada para discutir e fomentar soluções de mobilidade para o Sul catarinense, esteve  quinta-feira (22) nas Câmaras de Vereadores de Nova Veneza e Treviso. O objetivo foi claro: ampliar o apoio institucional e fortalecer o movimento que reivindica a construção do Túnel do Morro dos Cavalos, em Palhoça, ou a viabilização de uma segunda alternativa de acesso viário ao Sul do Estado.

Representaram o Legislativo criciumense na agenda o presidente da comissão, vereador Marcos Machado, o Marquinho, os vereadores Luiz Manoel Alexandre Neto, o Neto Uggioni e Valdeci Bittencourt, o Amaral, além do chefe de gabinete do vereador Miri Dagostim, Sérgio Pacheco.

Em Nova Veneza, os parlamentares criciumenses foram recebidos pelo presidente da Casa Legislativa, Elton Nuernberg, e pelo diretor Evandro Gava. Já em Treviso, o acolhimento foi feito pelo presidente da Câmara, Gerson Rossi. Em ambas as visitas, os representantes se comprometeram com a causa e anunciaram que também vão criar Comissões Especiais para integrar o esforço regional.

“A região Sul do Estado de Santa Catarina enfrenta, há décadas, sérias limitações de mobilidade e conectividade rodoviária com o restante do estado e do país, agravadas pelo estrangulamento no trecho da BR-101 que compreende o Morro dos Cavalos, em Palhoça”, afirmou o vereador Marquinho Machado, presidente da Comissão Especial Temporária. “O atual traçado da rodovia representa não apenas um gargalo logístico para o transporte de cargas e pessoas, mas também um risco constante à segurança dos usuários da via.”

O Morro dos Cavalos é historicamente um ponto crítico da BR-101, tanto pela sua geografia quanto pela frequência de acidentes e bloqueios, que frequentemente deixam o Sul catarinense praticamente isolado do restante do Estado. Para os vereadores, o momento exige ação coordenada entre os municípios e uma pressão articulada junto aos governos estadual e federal.

“A infraestrutura viária é pilar fundamental para o desenvolvimento econômico e social, e sua precariedade compromete diretamente a competitividade de nossos municípios, a atração de investimentos, a geração de empregos e a qualidade de vida da população”, pontuou Machado. “A construção do túnel, ou de uma alternativa viável de acesso ao Sul catarinense, representa uma solução estratégica de interesse supramunicipal e estadual, devendo ser objeto de mobilização conjunta entre os poderes públicos, entidades da sociedade civil, setor produtivo e comunidade em geral.”

Segundo ele, as visitas desta quinta-feira demonstram que a união regional está se consolidando. “Fomos muito bem recebidos. As duas cidades vão criar uma Comissão Especial para unirmos esforços e tirar do papel esse projeto e não deixar o Sul isolado em caso de sinistro no Morro dos Cavalos”, destacou.

A expectativa da Comissão é de que, nos próximos dias, mais câmaras municipais da região sejam visitadas e passem a integrar o movimento.



Texto e foto: Edson Padoin